Foto Beto Albert
Um levantamento feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria, em parceria com demais órgãos de segurança, aponta que, após uma queda expressiva do número de mortes no trânsito nos últimos anos, chegando a -59%, o primeiro semestre de 2024 teve um resultado preocupante. Foram 15 óbitos em acidentes nas ruas e rodovias de Santa Maria em seis meses, enquanto nos 12 meses do ano passado, tinham sido 22 mortes. Proporcionalmente, isso representa um aumento de 36% nos óbitos em Santa Maria.
AS MORTES NO TRÂNSITO EM SANTA MARIA
Tipo de via | 2014 (ano todo) | 2023 (ano todo) | 2024 (só 1º semestre) |
Municipal | 16 | 6 | 6 |
Estadual | 6 | 2 | 5 |
Federal | 25 | 14 | 4 |
TOTAL | 47 | 22 | 15 |
Já se for levar em conta as mortes apenas nas ruas e avenidas, sob responsabilidade do município, foram seis mortes no 1º semestre deste ano, repetindo o número de todo 2023. Ou seja, se o ritmo se mantiver assim em 2024, seria o dobro de óbitos. Ainda assim, é bem menos do que as 16 mortes registradas em 2014 nas ruas da cidade, há 10 anos.
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Esse cenário acendeu um sinal de alerta, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi. Ele diz que está sendo feito um estudo detalhado das causas de cada acidente e também dos locais, para definir ações específicas que serão feitas para evitar que mais sinistros e mortes ocorram. Um dos focos é evitar atropelamentos, que é uma das principais causas de mortes nas ruas e vias da cidade nos últimos anos. Em 2024, dos 15 óbitos, três foram por atropelamentos e três por capotamento. Ao contrário de outros anos, em 2024, acidentes que envolvem choque contra objetos estão no topo das causas, pois acabaram matando quatro pessoas.
– Além do Balada Segura, estamos fazendo operações com outros órgãos policiais. Investimos R$ 5 milhões em sinalização mais duradoura e R$ 1 milhão num grande programa de educação para o trânsito nas escolas municipais, num projeto que envolve robótica. Os alunos têm de planejar a arquitetura do trânsito de uma cidade e aprendem sobre robótica, trânsito e segurança viária – diz Ponsi.
No caso das rodovias federais, é significativa a queda do número de mortes após o início da duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria. Em 2014, foram 25 mortes nas BRs da cidade, caindo para 14 óbitos em 2023, e quatro mortes nos seis primeiros meses de 2024.